Fumaça branca saindo do motor - Causas e soluções

Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 5 Abril 2021
Data De Atualização: 15 Poderia 2024
Anonim
Fumaça branca saindo do motor - Causas e soluções - Auto Reparação
Fumaça branca saindo do motor - Causas e soluções - Auto Reparação

Contente

Em condições normais, a fumaça sai do tubo de escape do escapamento.

Os motores de combustão interna queimam uma mistura de ar e gasolina para mover o carro. Os gases de pós-combustão são compostos por hidrocarbonetos prejudiciais ao meio ambiente. O conversor catalítico usa um processo catalítico para remover os gases prejudiciais, deixando o dióxido de carbono e a água para trás.

Mas em alguns momentos - especialmente com carros antigos - você notará uma espessa fumaça branca no compartimento do motor. Isso pode ser um sinal de problema sério no motor e você deve mandar verificar o motor imediatamente. Este artigo examina algumas causas comuns de fumaça branca do motor.

Causas comuns de fumaça branca do motor

Em dias mais frios, é normal ver alguma fumaça branca saindo do motor. Os motores de combustão interna funcionam ao inflamar a mistura ar-combustível e produzem dióxido de carbono e água como subprodutos. Muito pouca fumaça é esperada devido à condensação de água dos gases de escapamento. Além disso, ocorre condensação nas peças aquecidas do motor.


Isso fica visível no início da manhã, mas se continuar ao longo do dia, você deve chamar seu mecânico para uma investigação mais aprofundada. A ignição move os pistões para cima e para baixo na câmara de combustão, que por sua vez move o virabrequim e coloca o carro em movimento. O motor fica quente com o tempo e o refrigerante entra em ação para resfriá-lo.

A mistura ar-combustível nunca deve se misturar com o óleo do motor ou líquido de arrefecimento. Se o refrigerante se misturar com o óleo, ele sairá pelo escapamento como fumaça branca. Você pode distingui-lo da fumaça branca normal por seu cheiro doce. A única coisa a se observar é a quantidade excessiva de fumaça branca.

1. Vazamentos de refrigerante

Quando o refrigerante é aquecido, ele produz fumaça branca. A causa mais comum de fumaça branca do compartimento do motor é um vazamento de líquido refrigerante que ocorre em uma parte aquecida, como o coletor de escapamento. Abra o capô e verifique se há vazamento de refrigerante.

Lembre-se de que o líquido refrigerante fica mais quente do que 90 graus e você deve ter muito cuidado ao verificar.


2. Superaquecimento do refrigerante

Se o seu veículo superaquecer, ele força o refrigerante para fora do tanque de refrigerante, que entra em contato com as partes quentes e condensa, produzindo uma fumaça branca. Verifique o medidor de temperatura para se certificar de que não está superaquecido.

3. Correia serpentina

Uma correia serpentina defeituosa também pode causar fumaça branca no compartimento do motor. Isso geralmente é percebido com o cheiro de borracha queimada. Verifique a correia serpentina e certifique-se de que está devidamente tensionada. Uma correia serpentina gasta freqüentemente também causa um forte ruído de compressão.

Além disso, verifique o alternador e certifique-se de que pode girá-lo livremente depois de liberar a correia serpentina.

4. Tampa da válvula ruim

Uma tampa de válvula ruim faz com que o óleo do motor vaze para o coletor de escapamento. Nesse caso, você também perceberá um cheiro forte de óleo queimado. Verifique se há vazamento de óleo ao redor da junta da tampa da válvula.


5. Outros vazamentos de óleo

Verifique se há vazamentos de óleo ao redor do bloco do motor para ver se você pode localizar algum vazamento. Verifique a junta do filtro de óleo e as linhas de óleo localizadas na parte superior do motor.

Em casos raros, pode haver uma rachadura no bloco do motor que empurra o óleo para fora. O bloco do motor é feito de materiais resistentes e é difícil de quebrar. Mas há casos em que você pode ter um motor rachado que está vazando óleo ou refrigerante. Quando isso acontecer, você notará uma fumaça branca no compartimento do motor

Como consertar a fumaça branca que sai do motor

A primeira coisa que você precisa fazer sempre que houver fumaça branca é localizar o problema: é do refrigerante ou de um vazamento de óleo?

O vazamento de refrigerante é a principal causa do vazamento de fumaça branca do motor. O sistema de refrigeração flui do radiador para o bloco do motor. Comece verificando o nível do líquido refrigerante no radiador. Não tente abrir a tampa do radiador enquanto o motor ainda estiver quente. Quando o motor esfriar, verifique se há sinais de vazamentos no tanque de refrigerante e nas mangueiras do radiador.

O motor emite diferentes tipos de fumaça de escapamento - branca, preta, cinza e azul. Para um diagnóstico preciso, você deve identificar cada um. Se o escapamento emite fumaça preta, significa que o combustível inundou as câmaras de combustão e não está totalmente aceso. Você deve verificar se há filtros de combustível entupidos, injetores de combustível com defeito e sensores.

Se você notar um cheiro forte junto com a fumaça cinza-esbranquiçada do compartimento do motor, provavelmente é um vazamento de óleo.

Conclusão

É normal que o veículo emita fumaça branca ao dar a partida pela manhã ou durante a estação fria. O catalisador converte os gases de hidrocarbonetos no sistema de exaustão em dióxido de carbono e água. Essa água geralmente condensa no silenciador e nos canos de escapamento.

Quando você liga o carro, o motor esquenta e essas gotas de água são emitidas como fumaça branca. No entanto, se a fumaça branca persistir, isso pode significar que o refrigerante está escapando para as câmaras de combustão. Uma junta da cabeça do cilindro danificada ou um bloco do motor rachado fará com que o refrigerante escape.

A fumaça branca, acompanhada por um cheiro doce, indica que o óleo está vazando para os cilindros. Você deve verificar se os anéis do pistão estão desgastados. A espessura da fumaça determina a gravidade do problema.