6 causas do carro soprando fumaça branca do escapamento

Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 1 Abril 2021
Data De Atualização: 17 Poderia 2024
Anonim
AGUA SAINDO PELO ESCAPAMENTO É NORMAL? VAPOR OU FUMAÇA BRANCA?
Vídeo: AGUA SAINDO PELO ESCAPAMENTO É NORMAL? VAPOR OU FUMAÇA BRANCA?

Contente

A fumaça do escapamento pode ser de vários tipos e pode ser causada por vários motivos e situações.

Variando de azul, cinza, branco e azul, cada tipo aponta diretamente diferentes problemas com seu carro.

Mas o que isso significa e o que causa a fumaça branca do escapamento, e será caro consertar? Vamos descobrir!

Causas da fumaça branca saindo do cano de exaustão

  1. Condensação
  2. Vazamento na junta do coletor de admissão
  3. Cooler EGR ruim
  4. Junta da cabeça soprada
  5. Cabeça do cilindro ou bloco rachado
  6. Mistura de combustível muito rica

A fumaça branca pode ser muito leve, assim como o vapor, ou pode ser uma fumaça densa e pesada.

A fumaça branca do tubo de escapamento na inicialização, marcha lenta ou aceleração nos diz que o refrigerante ou a água está sendo vaporizado no tubo de escapamento.

Você também pode cheirar cuidadosamente a água ou fumaça do escapamento; se cheira doce, é mais provável que seja refrigerante e, neste caso, você tem um problema maior.


Aqui está uma lista mais detalhada das causas mais comuns de fumaça branca do tubo de escape:

Condensação

O motivo mais comum para a fumaça branca do tubo de escapamento é a água condensada que está sendo vaporizada.

Quando seu carro estiver parado por um longo tempo e não tiver sido usado por um ou dois dias, ele será condensado desde a última vez em que seu carro foi dirigido.

Essa água ficará no fundo do escapamento e, assim que você ligar o carro, o escapamento ficará quente e vaporizará o condensado.

Se a fumaça branca for leve e vier por um curto período de tempo após o momento de inicialização nas partidas a frio, não deve haver nada para se preocupar, porque provavelmente é apenas condensação.

Vazamento da junta do coletor de admissão

Agora estamos chegando a um problema um pouco mais sério, mas não tão ruim. O coletor de admissão é a parte que divide o ar que entra nos cilindros do carro.


Os coletores de admissão são geralmente resfriados por fluido refrigerante e, portanto, têm uma junta entre o coletor de admissão e o cabeçote do cilindro. Acontece que essa junta fica estragada e começa a vazar.

Se você tiver uma junta do coletor de admissão ruim, muitas vezes sentirá o cheiro de fumaça doce dos gases de escapamento.

Saiba mais: 5 sintomas de uma junta do coletor de admissão ruim

Cooler EGR ruim

Se a fumaça do escapamento tiver um cheiro doce, provavelmente é um refrigerante condensado que você está enfrentando.

Outra causa comum disso em veículos modernos é uma rachadura dentro do refrigerador EGR. Nem todos os carros têm refrigeradores EGR, porém, e é mais comum em carros europeus, mas definitivamente vale a pena conferir.

Isso pode ser muito difícil de diagnosticar corretamente, pois não há sinais que você possa procurar fora do motor.

No entanto, se o cooler EGR estiver rachado, ele deve ser substituído. Se você suspeitar que seu refrigerador EGR está com defeito, pode ser necessário obter a ajuda de um mecânico para diagnosticar corretamente.


A melhor maneira é verificar dentro de seus cilindros e velas de ignição. Se o carro estiver queimando refrigerante, ele limpará os cilindros. Portanto, se nenhum dos cilindros for limpo, mas o carro ainda estiver queimando o refrigerante, ele deve vir de trás das câmaras de combustão, como do refrigerador EGR.

Junta da cabeça soprada

A junta da cabeça é uma junta colocada entre o bloco do motor e a cabeça do cilindro. Essa junta separa a combustão, o óleo e o refrigerante entre essas duas partes.

Quando a junta do cabeçote está danificada ou rachada, pode fazer com que o refrigerante vaze para as câmaras de combustão ou vice-versa.

Isso pode fazer com que o motor queime o líquido de arrefecimento e isso resultará em uma densa fumaça branca do escapamento, dependendo do tamanho do vazamento.

Infelizmente, uma junta do cabeçote queimado costuma ser muito cara para consertar porque é necessário desmontar muitas peças para substituí-la.

Se você quiser se aprofundar no diagnóstico de juntas do cabeçote com defeito, verifique nosso outro artigo aqui: Sintomas da junta do cabeçote ruim.

Cabeça de cilindro rachada ou bloco

Outra coisa não tão engraçada que pode causar fumaça branca do escapamento é uma cabeça de cilindro ou bloco do motor rachado. O bloco do motor e a cabeça do cilindro estão cheios de canais por onde o líquido refrigerante flui para resfriar o motor.

Se você não tiver sorte, pode acontecer que o bloco do motor ou a cabeça do cilindro possam rachar, e isso pode fazer com que o refrigerante flua para a câmara de combustão ou saia pelo escapamento.

Isso é muito raro e geralmente acontece depois de um superaquecimento do motor ou algo semelhante. Isso pode acontecer, no entanto, e acontece mais em alguns modelos de motor do que em outros.

Para consertar esses problemas, geralmente é necessário substituir todo o cabeçote ou bloco, o que resulta na desmontagem completa do motor.

Mistura de combustível muito rica

Algo que não está causando diretamente a fumaça branca do escapamento - mas pode ser confundido com uma mistura de combustível muito rica. Isso não está causando diretamente a fumaça branca, mas está causando uma fumaça cinza, que pode ser facilmente confundida com a fumaça branca.

Uma mistura rica causa fumaça cinza e uma mistura rica é mais frequentemente causada por injetores de combustível defeituosos, sensor MAF defeituoso ou sensor de O2 defeituoso.

Você pode aprender mais sobre as diferentes causas de uma rica mistura de ar-combustível aqui: Motor funcionando Ricas causas e sintomas

Como diagnosticar um carro com fumaça branca do escapamento

Existem várias maneiras de diagnosticar um carro com fumaça branca. No entanto, alguns métodos são mais fáceis e rápidos do que outros.

Cheire a fumaça

A primeira coisa que você deve fazer é provar ou cheirar a fumaça que sai do escapamento. Se tiver um cheiro doce, é um refrigerante.

Se a fumaça não cheira ou tem gosto de nada mais do que água, é mais provável que haja condensação e a fumaça irá embora depois que o carro for aquecido.

Use um testador de pressão

A melhor e única forma (na minha opinião) de encontrar vazamentos internos do líquido refrigerante é com um testador de pressão do líquido refrigerante. Você o coloca na tampa do radiador, pressiona o sistema de refrigeração e o deixa descansar por uma hora.

Remova as velas de ignição ou de incandescência e verifique se há sinais de vazamento de líquido de arrefecimento na câmara de combustão. Se você notar refrigerante, pode ter um problema com a junta do cabeçote ou com o cabeçote do cilindro rachado.

Se você não conseguir encontrar nenhum líquido refrigerante lá, remova os tubos dos tubos EGR e verifique se há sinais de líquido refrigerante dentro deles. Se você notar o refrigerante, provavelmente há uma rachadura no refrigerador EGR e você deve substituí-lo.

Se você considerar a compra de um, posso recomendar este kit da Amazon: Kit 8MILELAKE Universal Radiator Pressure Tester