8 sintomas de um sensor de temperatura do líquido refrigerante ruim e custo de substituição

Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 2 Abril 2021
Data De Atualização: 15 Poderia 2024
Anonim
8 sintomas de um sensor de temperatura do líquido refrigerante ruim e custo de substituição - Auto Reparação
8 sintomas de um sensor de temperatura do líquido refrigerante ruim e custo de substituição - Auto Reparação

Contente

Um sensor de temperatura do líquido de arrefecimento do motor é essencial para o desempenho ideal do seu carro.

O trabalho do sensor de temperatura do líquido de arrefecimento do motor é medir a temperatura do líquido de arrefecimento para o módulo de controle do motor.

Com essas informações, o módulo de controle do motor ajusta a mistura ar-combustível de acordo com a temperatura.

Este artigo discutirá os sintomas mais comuns de um sensor de temperatura do líquido de arrefecimento com defeito, localização, custo de substituição e como diagnosticá-lo.

8 sintomas de um sensor de temperatura ruim do líquido refrigerante

  1. Verifique a luz do motor
  2. Pouca quilometragem
  3. Ventiladores elétricos de resfriamento não ligam
  4. Fumaça preta do escapamento
  5. Condição inicial difícil
  6. Superaquecimento do motor
  7. Rough idle
  8. Baixo desempenho do motor

Como qualquer outro componente, o sensor ECT também pode ser danificado, resultando em vários problemas relacionados ao motor. Portanto, é aconselhável ter seu carro inspecionado imediatamente para evitar problemas graves.


Aqui está uma lista mais detalhada dos sintomas comuns de um sensor de temperatura do líquido de arrefecimento com defeito.

Verifique a luz do motor

Um dos primeiros sintomas que você notará é que a luz de verificação do motor será ativada.

Se o computador detectar algum problema com o circuito do sensor, ele acenderá a luz de verificação do motor, indicando que o carro precisa de uma inspeção.

Se você vir uma luz de verificação do motor no painel, é hora de verificar os códigos de problema com um scanner OBD2.

Pouca quilometragem

Um sensor ECT com defeito pode enviar um sinal falso para o computador de bordo, resultando em um erromistura ar-combustível. Por exemplo, um sensor com defeito pode enviar um sinal indicando que o motor está frio quando não está, e mais combustível aquecerá o motor rapidamente.


Isso fará com que a economia de combustível diminua e diminua o desempenho do motor.

Os ventiladores elétricos de resfriamento não ligam

Alguns carros usam o sensor de temperatura do líquido de arrefecimento do motor para controlar os ventiladores elétricos. Você tem dois sensores de temperatura separados para os ventiladores, medidor do painel e gerenciamento do motor na maioria dos carros.

No entanto, se seu carro tiver um único sensor, um sensor de temperatura do líquido de arrefecimento do motor com defeito pode fazer com que seus ventiladores não dêem partida.

Fumaça preta do cano de exaustão

Devido a um sinal incorreto de temperatura do motor, a ECU pode enriquecer a mistura de combustível a um ponto onde o processo de combustão se torna difícil.

O excesso de combustível queimará no tubo de escapamento e produzirá uma espessa fumaça preta.


Condição Inicial Difícil

O momento de partida de um carro é muito crítico com a quantidade de combustível injetada no motor. Se a mistura de ar-combustível estiver defeituosa, você pode achar difícil ou impossível dar a partida no carro.

Superaquecimento do motor

O ventilador de resfriamento, que fica atrás da grade do radiador, remove o calor do líquido de arrefecimento do motor. Este ventilador é controlado eletricamente e depende do sinal do computador de bordo.

Se o ventilador receber um sinal falso, ele pode não ligar, causando o superaquecimento do motor. Alguns veículos têm um sensor de temperatura do líquido de arrefecimento separado para o ventilador, mas muitos carros usam o mesmo sensor.

Pobre Idling

Devido a um sensor ECT com defeito, a mistura de combustível se ajustará. Isso fará com que o motor vibrar ou agitar quando o carro está em baixa velocidade e leva a outras perdas de potência e comportamentos estranhos.

O motor é muito sensível a misturas incorretas de ar-combustível em marcha lenta e esta é uma condição em que você pode perceber que algo está errado com o sensor de temperatura do líquido de arrefecimento do motor.

Baixo desempenho do motor

O sensor de temperatura do líquido de arrefecimento do motor pode ter um forte impacto na mistura ar-combustível. Uma má mistura de ar-combustível também pode fazer com que o desempenho do motor caia drasticamente.

Se você acha que o desempenho do motor não é o de antes, pode ser devido a um sensor de temperatura do líquido de arrefecimento com defeito.

O que é um sensor de temperatura do líquido refrigerante?

Os sensores de temperatura do líquido de arrefecimento também são conhecidos como sensores de temperatura do líquido de arrefecimento do motor ou sensores ECT. O princípio de funcionamento deste sensor envolve o uso de uma resistência elétrica que mede a temperatura do refrigerante. Essas medições produzem dados essenciais para o sistema do motor do seu veículo.

As leituras produzidas pelo sensor de temperatura do líquido de arrefecimento são transmitidas para a unidade de controle do motor, onde são utilizadas como dados para regular e manter o tempo de ignição adequado e a injeção ótima de combustível por meio de abordagem computadorizada.

RELACIONADO: 7 causas pelas quais o medidor de temperatura do carro permanece frio

Localização do sensor de temperatura do líquido refrigerante

O sensor de temperatura do líquido de arrefecimento do motor geralmente está localizado no bloco do motor ou no cabeçote do cilindro. Muitas vezes é instalado em uma mangueira de plástico na entrada do refrigerante.

Diferentes marcas e fabricantes de automóveis têm diferentes maneiras de posicionar o sensor de temperatura do líquido de arrefecimento, dependendo do design do carro.

Alguns veículos podem ter mais de um sensor de temperatura, pois às vezes diferentes sensores são usados ​​para sinalizar ao painel, ao controle do ventilador de resfriamento e à unidade de controle do sistema do motor.

Com dois sensores, geralmente consideramos enviar sinais para a unidade de controle como o sensor de temperatura do líquido de arrefecimento.

Custo de substituição do sensor de temperatura do líquido refrigerante

Um sensor de temperatura do líquido refrigerante custa de 30 $ a 100 $ e a mão de obra custa de 40 $ a 150 $. Você pode esperar de US $ 70 a US $ 250 pela substituição do sensor de temperatura do líquido de arrefecimento do motor.

O sensor de temperatura do líquido de arrefecimento em si é geralmente bastante barato e você pode frequentemente encontrá-los em torno de US $ 40 por um de qualidade. Existem outros mais baratos no mercado, mas eu recomendo fortemente comprar um de qualidade como o Bosch para evitar dores de cabeça.

A substituição geralmente também é bastante direta, exceto que você pode ter que despejar todo o líquido de arrefecimento do motor e reabastecê-lo - o que significa que você precisa remover todo o ar do sistema de líquido de arrefecimento, o que pode ser difícil.

No entanto, se você estiver substituindo o sensor rapidamente, geralmente não há necessidade de esvaziar o refrigerante, mas isso requer algumas habilidades.

Lembre-se de sempre verificar se a temperatura do refrigerante está baixa ao fazer este tipo de trabalho !!

Como diagnosticar um sensor de temperatura do líquido de arrefecimento do motor com defeito?

Para diagnosticar o sensor de temperatura do líquido refrigerante, você precisa de um manual de reparo para o modelo do seu carro para descobrir quais valores de medição você deve esperar do sensor de temperatura do líquido refrigerante.

  1. Conecte um scanner OBD2 e procure os códigos de problemas relacionados. Verifique os dados ao vivo para ver a temperatura do sensor. Se estiver muito fora do intervalo, verifique a fiação e substitua o sensor.
  2. Localize o sensor de temperatura do líquido refrigerante em seu veículo, consultando o manual de serviço.
  3. Encontre o sensor de temperatura do líquido refrigerante e remova os plugues do conector.
  4. Se você tiver dois pinos no sensor de temperatura do líquido de arrefecimento, pode tentar medir o ohm entre esses dois pinos.
  5. Verifique seu manual de reparo para o valor de ohm correto em uma determinada temperatura.
  6. Se o valor estiver errado - substitua o sensor.
  7. Se parecer bom, verifique as fiações e conectores entre o sensor de temperatura do líquido de arrefecimento e o módulo de controle do motor.