7 causas pelas quais a ventoinha do radiador não liga

Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 2 Abril 2021
Data De Atualização: 14 Poderia 2024
Anonim
Ventoinha não liga? Faça o teste pelo cebolão do radiador ou tirando o plug sensor temperatura
Vídeo: Ventoinha não liga? Faça o teste pelo cebolão do radiador ou tirando o plug sensor temperatura

Contente

Você provavelmente já conhece a finalidade do radiador e do sistema de refrigeração do seu carro.

Quando você está dirigindo rápido, o vento passa pelo radiador para resfriar o refrigerante sem problemas, mas quando você está dirigindo devagar, não há vento empurrando o radiador. É por isso que usamos um ventilador do radiador.

Infelizmente, a ventoinha do radiador pode falhar e causar superaquecimento em seu carro. Mas o que pode causar isso?

7 causas da ventoinha do radiador não está funcionando

  1. Fusível quebrado
  2. Sensor de temperatura do refrigerante com defeito
  3. Fios quebrados ou conexão ruim
  4. Refrigerante insuficiente
  5. Ventilador do radiador quebrado
  6. Relé do ventilador do radiador com defeito
  7. Módulo controlador de ventilador ruim

Aqui está uma lista mais detalhada das causas mais comuns de uma ventoinha do radiador não ligar.

Fusível Quebrado

Um fusível suporta quase tudo que é elétrico em um carro. Se houver um surto elétrico indo em direção a uma peça de equipamento eletrônico, o fusível corta o fornecimento elétrico para aquele equipamento específico salvando-o da destruição. Isso é o que chamamos de fusível queimado.


Um fusível queimado não é grande coisa, e trocá-lo não custa muito dinheiro. Se a ventoinha do radiador do seu carro não funcionar, verifique o manual do usuário do seu carro e localize o fusível do controlador da ventoinha do radiador ou da ventoinha.

O ventilador em si geralmente usa um grande fusível de cerca de 50A, embora também possa haver um pequeno fusível separado para o módulo de controle do ventilador. Lembre-se de que, se o fusível do ventilador estiver queimado, pode haver um problema com a fiação ou com o ventilador do radiador.

Sensor de temperatura do líquido refrigerante com defeito

Freqüentemente, existem dois sistemas diferentes em modelos de carros diferentes. O controle do ventilador está integrado à unidade de controle do motor ou você tem um módulo de controle do ventilador separado. Em ambos os casos, as unidades de controle usam um sensor de temperatura para saber quando ligar a ventoinha do radiador.

Se este sensor de temperatura estiver quebrado, a unidade de controle não saberá quando ligar a ventoinha do radiador.


Alguns carros usam sensores separados de temperatura do líquido de arrefecimento do motor para o ventilador do radiador e a unidade de controle do motor.

Você precisa verificar seu manual de reparo de qual sensor de temperatura controla a ventoinha do radiador e, em seguida, medir a resistência do sensor com um multímetro para se certificar de que está funcionando.

Fiação quebrada ou conexão ruim

Se o ventilador não estiver funcionando mesmo quando o carro estiver superaquecendo, pode haver um problema de fiação ou uma conexão ruim.

Verifique a fiação que vai para o ventilador do radiador da unidade de controle ou relé. Verifique se há sinais de corrosão nos plugues do conector. Além disso, verifique os plugues do conector no relé e na unidade de controle.

Medir os fios com um multímetro geralmente não é muito eficaz, pois você precisa colocar uma carga nos fios para ver se eles estão funcionando. No entanto, como um teste rápido, você pode verificar com um multímetro se há energia para a ventoinha do radiador.


Refrigerante insuficiente

Se o nível do refrigerante estiver baixo, há uma chance de que o ar entre no sistema e o sensor de temperatura do refrigerante não lerá a temperatura do refrigerante corretamente. Se o nível do líquido refrigerante estiver baixo, você precisará reabastecê-lo até os níveis ideais.

Se não o fizer, pode correr o risco de o motor sobreaquecer e emperrar. Não há como voltar de um motor emperrado, a menos que você esteja disposto a gastar muito dinheiro.

Ventilador do radiador quebrado

Quando as ventoinhas do radiador não estão ligando, também pode ser causado por ventoinhas do radiador com defeito. Os ventiladores do radiador possuem motores elétricos dentro deles, que irão se desgastar depois de alguns anos.

Você pode testar os ventiladores elétricos do radiador pegando um fio da bateria do carro, desconectando o conector do ventilador do radiador e colocando 12v + e aterramento no conector. Esta é a maneira mais rápida e fácil de testar as ventoinhas do radiador.

Relé de ventilador com defeito

Como a ventoinha do radiador costuma consumir muita energia, geralmente há um relé que alimenta a ventoinha do refrigerante. Claro, este relé pode ser danificado, o que fará com que a ventoinha do radiador não ligue.

O relé do ventilador geralmente está localizado na caixa de fusíveis do compartimento do motor, mas a melhor maneira é verificar seu manual de reparo para descobrir onde ele está localizado.

Testar um relé de 4 pinos geralmente é muito simples. Remova o relé e dê 12 volts aos pinos 30 e 85. Aterre o pino 86 e verifique se há tensão saindo do pino 87. É ainda melhor conectar o pino 87 a algo que consuma muita energia, como a ventoinha, para exemplo.

Módulo Controlador de Ventilador Ruim

Como falei antes, alguns carros têm um módulo de controle separado apenas para o controle da ventoinha do radiador. Este módulo de controle é freqüentemente instalado no compartimento do motor, exposto ao calor e poeira. Isso pode fazer com que o módulo de controle falhe depois de um tempo devido à corrosão.

Localize o relé e verifique se há danos visuais fora dele. Freqüentemente, você também pode abrir o relé e verificar se há soldas ruins ou corrosão. Substitua-o se encontrar algum problema.