8 causas pelas quais seu carro está tremendo ou vibrando enquanto dirige

Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 5 Abril 2021
Data De Atualização: 15 Poderia 2024
Anonim
CARRO VIBRANDO, É BALANCEAMENTO? SAIBA IDENTIFICAR O QUE ESTÁ CAUSANDO E COMO RESOLVER!
Vídeo: CARRO VIBRANDO, É BALANCEAMENTO? SAIBA IDENTIFICAR O QUE ESTÁ CAUSANDO E COMO RESOLVER!

Contente

Poucas coisas podem ser mais irritantes do que um carro que balança ao dirigir em velocidades mais altas, especialmente se você estiver dirigindo por longas distâncias.

Mas o que pode causar esses tremores ou vibrações e você precisa corrigir o problema imediatamente? Vamos descobrir!

Neste artigo, discutiremos os 8 motivos mais comuns pelos quais seu carro está tremendo ou vibrando enquanto dirige.

8 causas de tremor ou vibração do carro ao dirigir

  1. Pneus ou aros danificados
  2. Equilíbrio impróprio do pneu
  3. Rotores de freio defeituosos
  4. Problemas de direção hidráulica
  5. Problemas de eixo CV ou eixo de transmissão
  6. Componentes da direção danificados
  7. Rolamento da roda ruim
  8. Problemas de motor

Como você pode ver, pode haver vários problemas diferentes causando esse problema. Aqui está uma lista mais detalhada das causas mais comuns pelas quais seu carro está tremendo ou vibrando:

1. Pneus ou aros danificados

A razão mais comum pela qual seu carro está tremendo; pneus ou jantes danificados. Esses problemas podem ocorrer apenas a partir da idade do pneu ou de um acidente menor.


Os pneus precisam ser trocados de vez em quando porque são feitos de borracha, que envelhece e começa a rachar. Se os pneus estiverem gastos, isso pode causar bolhas e superfícies irregulares nos pneus, o que fará com que seu carro vibre.

Outro problema comum é que você entrou em um meio-fio ou algo semelhante e danificou o pneu ou o aro.

Se você não troca seus pneus há algum tempo ou se sabe que teve um pequeno acidente contra um meio-fio - definitivamente é hora de fazer uma inspeção visual cuidadosa de seus pneus e rodas.

2. Equilíbrio impróprio do pneu

Outro motivo comum é o equilíbrio impróprio dos pneus. Com o tempo, os pneus do seu carro perdem o equilíbrio, o que causa vibrações. Isso pode ser devido à idade dos pneus ou se os pesos de equilíbrio se soltaram, especialmente se você tiver pesos colados, o que é comum em aros de alumínio.


Para resolver esse problema, leve seu carro a uma loja de pneus para balancear os pneus. Este procedimento envolve a adição de pequenas quantidades de pesos em cada roda, e é feito por meio de uma máquina.

Você pode encontrar mais informações sobre todo o procedimento aqui: 5 sintomas de pneus desequilibrados e custo de balanceamento de pneus

3. Rotores de freio defeituosos

Rotores de freio defeituosos são outra coisa que pode causar vibrações e tremores durante a condução porque as pastilhas de freio estão sempre empurrando ligeiramente contra os rotores de freio.

Se o carro vibrar ainda mais ao aplicar uma leve força no pedal do freio e se você sentir as vibrações do volante, o problema é mais provável com os rotores do freio dianteiro do carro.

Se sentir vibrações extras ao frear, mas não do volante, pode ser que os rotores do freio traseiro estejam gastos.


As pastilhas de freio e rotores ficarão desgastados com o tempo e precisarão ser substituídos. Em média, os rotores do freio do carro devem ser trocados a cada 70.000 - 90.000 milhas.

Mais informações: 7 sintomas de rotores de freio defeituosos e custo de ressurgimento

4. Problema de direção hidráulica

Verifique se o carro vibra ou treme apenas quando você está girando o volante. Nesse caso, o problema pode ser com o sistema de direção hidráulica.

Para corrigir o problema, verifique se há vazamentos no sistema de direção hidráulica e verifique se o nível do fluido da direção hidráulica está bom. Se o fluido da direção hidráulica parecer preto e gasto, pode ser hora de trocá-lo.

Ouça se consegue ouvir algum ruído da bomba da direção hidráulica quando o motor do carro está funcionando - se for o caso, pode ser que a bomba da direção hidráulica esteja com defeito.

5. Eixo CV ou problema do eixo de transmissão

Os eixos CV ou eixo de transmissão transferem a força da transmissão para suas rodas. Esses eixos precisam ser bem equilibrados para não criar vibrações ou tremores durante a condução.

Se algum de seus eixos for dobrado ou danificado devido à direção severa ou apenas desgaste, o carro começará a tremer. A intensidade do tremor aumentará conforme você acelera o carro, mas muitas vezes você também pode senti-los em velocidades constantes.

Apenas inspecionar os eixos visualmente na maioria das vezes não é uma ideia, porque as diferenças são muito pequenas para serem vistas com seus olhos. No entanto, se eles parecerem enferrujados ou apresentarem outros danos, pode ser um motivo para suspeitar que estão desequilibrados.

6. Componentes de direção danificados

Os componentes da direção desempenham um papel importante na dirigibilidade do seu carro. Eles precisam ser superestáveis, sem qualquer tipo de jogo; caso contrário, você notará grandes problemas de dirigibilidade em seu carro.

Com o tempo, eles se desgastarão e criarão folga nas buchas e nas juntas esféricas. Isso fará com que o alinhamento das rodas fique ruim e também pode criar vibrações durante a direção, porque os ângulos dos pneus estão lutando uns contra os outros.

Levante as rodas do carro e esfregue as rodas para a esquerda e para a direita. Você não deve sentir nenhum movimento e as rodas devem estar estáveis.

7. Rolamento da roda solto ou ruim

Rolamentos de roda soltos ou desgastados e componentes de direção soltos estão intimamente ligados e apresentam sintomas semelhantes. Os rolamentos das rodas são montados no cubo de direção e permitem que as rodas girem livremente.

Se esses rolamentos se desgastarem, a roda pode se mover livremente de um lado para o outro em qualquer velocidade, causando vibrações perturbadoras.

Freqüentemente, você também ouvirá um ruído alto ao dirigir em alta velocidade quando o seu carro apresentar um rolamento de roda ruim.

8. Problemas de motor

Às vezes, o problema não está nos freios ou nas rodas; o motor causa isso.

Se o seu carro começar a tremer ao dirigir em velocidade constante ou se houver solavancos durante a aceleração, é provável que o problema seja do motor e não da suspensão.

Isso pode acontecer devido a uma mistura errada de ar-combustível no motor, o que causa falhas de ignição. Também pode acontecer devido a falhas de ignição causadas por peças de ignição gastas. No entanto, se você tiver problemas com o motor, a luz do motor também aparecerá no painel.

Portanto, se sentir que seu carro está tremendo enquanto dirige e, ao mesmo tempo, tiver uma luz de verificação do motor no painel, é definitivamente hora de ler os códigos de problema da unidade de controle do motor.

RELACIONADOS: Carro treme quando parado ou inativo - Causas comuns