8 causas de baixa compressão em um motor de carro e diagnóstico

Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 1 Abril 2021
Data De Atualização: 14 Poderia 2024
Anonim
8 causas de baixa compressão em um motor de carro e diagnóstico - Auto Reparação
8 causas de baixa compressão em um motor de carro e diagnóstico - Auto Reparação

Contente

Para que um motor funcione adequadamente, ele precisa ter uma compressão alta e saudável. Quanto mais ar o motor puder comprimir em cada ciclo, maior será o desempenho do motor.

A baixa compressão é algo que você não deseja experimentar com o motor do seu carro, porque isso é causado principalmente por um problema caro. Mas é sempre assim?

Neste artigo, discutiremos quais peças comuns podem causar baixa compactação e como você pode diagnosticar sua baixa compactação corretamente. Vamos começar!

Causas de baixa compressão no motor do carro

  1. Válvulas ou vedações de válvula com defeito
  2. Anéis de pistão gastos ou danificados
  3. Pistões gastos ou danificados
  4. Elevador hidráulico com defeito
  5. Sincronização da árvore de cames errada
  6. Junta da cabeça gasta ou danificada
  7. Paredes do cilindro rachadas ou danificadas
  8. Paredes do cilindro limpas

Aqui está uma lista mais detalhada das causas mais comuns de baixa compressão no motor do seu carro:

Válvulas ou assentos de válvula com defeito

A causa mais comum de baixa compressão são válvulas ou sedes de válvula desgastadas. Isso pode afetar as válvulas de escape ou válvulas de admissão.


As válvulas vedam a pressão de combustão antes de ser liberada no escapamento. Se houver vazamento nas válvulas ou nas sedes das válvulas, a compressão vazará para o escapamento ou a admissão durante o processo de combustão.

Em motores mais antigos, você tinha que fazer o recobrimento dessas sedes de válvula várias vezes durante a vida útil do carro. Felizmente, isso foi melhorado nos motores modernos e você nunca deveria ter que fazer isso durante a vida útil do motor do carro.

Infelizmente, ainda pode acontecer em alguns modelos de motor de carro que as sedes das válvulas estejam se desgastando e precisem ser refeitas. Outra causa comum é que ocorram furos ou outros danos nas válvulas, e para consertar é preciso substituí-las.

Você precisará de um testador de vazamentos para identificar qualquer vazamento de gás das válvulas no coletor de admissão de ar ou no tubo de exaustão.

Anéis de pistão gastos ou danificados

Outra causa comum de baixa compressão são anéis de pistão gastos ou danificados. Em torno de cada pistão do motor do carro, você tem 2 a 4 anéis de pistão. Esses anéis garantem que quase nenhuma compressão vaze para o cárter e também garantem que nenhum óleo entre na câmara de combustão.


Acontece que os anéis do pistão ficam danificados ou se desgastam com o tempo. Felizmente, não é muito comum que os motores dos carros modernos fiquem danificados ou desgastados. Por que digo felizmente, é porque para substituir os anéis de pistão; você tem que desmontar todo o motor, o que é um trabalho caro.

Os anéis do pistão podem ficar presos pela lama do motor se o motor for velho, e isso fará com que eles não se expandam e vedem adequadamente contra as paredes do cilindro.

Para consertar isso, você pode remover as velas de ignição, despejar um pouco de diesel nos cilindros e deixá-lo repousar por algumas horas, depois fazer um novo teste de compressão. Se eles estiverem danificados ou muito gastos, você precisará substituí-los, infelizmente.

Saiba mais: 4 sintomas de um anel de pistão defeituoso

Pistões gastos ou danificados

Outra razão comum quando se trata de baixa compressão em um motor de carro é o desgaste ou danos nos pistões.


Os pistões são geralmente feitos de liga de alumínio e são resistentes o suficiente para suportar altas temperaturas do motor. No entanto, eles podem desenvolver pontos quentes se o motor estiver funcionando muito pobre ou se o motor estiver parando. Esses pontos quentes logo queimam buracos nos pistões, fazendo com que os gases vazem para a câmara de combustão.

Os pistões também podem se desgastar em motores de alta quilometragem e isso causará uma compressão mais baixa em um longo período de tempo.

Felizmente, é muito raro que os pistões estejam se desgastando em motores modernos, e isso geralmente acontece mais em motores mais antigos. É principalmente por causa de um injetor de combustível com defeito, causando uma mistura pobre que cria calor suficiente para derreter os pistões se isso acontecer em um motor moderno.

Se seus pistões estiverem gastos ou danificados, não há mais nada a fazer a não ser desmontar todo o motor e substituí-los e os anéis de pistão. Você também precisa fazer o recapeamento das paredes do cilindro.

Elevador hidráulico com defeito

Os elevadores hidráulicos são instalados entre o eixo de comando e as válvulas. Antigamente, os motores usavam elevadores sólidos que precisavam ser ajustados dentro de um período de tempo fixo.

Os elevadores hidráulicos, por outro lado, são autoajustáveis ​​e sempre garantirão que a folga entre o elevador e o eixo de comando seja perfeita. Os elevadores hidráulicos são preenchidos com pressão de óleo para controlar esta jogada.

Se você tem um motor de alta quilometragem, acontece que o eixo de comando está criando furos nos elevadores hidráulicos - o que fará com que eles não consigam segurar a pressão do óleo. Isso fará com que eles fiquem comprimidos quando o eixo de comando os abrir sem abrir as válvulas.

Portanto, quando as válvulas não estão abrindo corretamente, pode causar nenhuma ou baixa compressão.

Para diagnosticar isso, muitas vezes você precisa remover a tampa da válvula para inspecionar a parte superior dos elevadores hidráulicos. Às vezes, você também precisa remover os eixos de comando para vê-los.

Sincronização da árvore de cames errada

Se você experimentar baixa compressão em todos os cilindros, isso pode ser causado por uma correia ou correia dentada do eixo de comando com defeito, mas também pode ser causado por uma correia ou corrente instalada anteriormente incorretamente.

A correia dentada ou corrente usa a rotação do virabrequim e transfere energia para o eixo de comando para controlar os tempos de abertura das válvulas. As válvulas controlam a saída e a entrada de gases das câmaras de combustão.

Quando a correia ou corrente está com defeito, ou o sincronismo está errado, ela não conseguirá injetar a mistura ar-combustível no momento certo e não liberará os gases de escape no momento certo. Isso eventualmente levará a problemas de baixa compressão.

Se a sincronização do eixo de comando estiver muito errada, isso também pode fazer com que as válvulas atinjam os pistões e os dobrem na maioria dos motores, o que não causará compressão em seu motor.

Se você tiver baixa compressão em todos os cilindros, é hora de verificar o sincronismo do eixo de comando.

Junta da cabeça gasta ou danificada

Entre o bloco do motor e a cabeça do cilindro, uma grande junta é instalada para separar o óleo, o líquido arrefecedor e a compressão.Se esta junta falhar, você pode experimentar muitos sintomas como óleo no refrigerante, compressão no refrigerante, etc.

Há um anel de metal ao redor de cada cilindro na junta do cabeçote, que infelizmente pode falhar. Se este anel falhar, isso fará com que a compressão flua de um cilindro para outro. Isso pode causar baixa compressão e muitos outros sintomas.

Isso pode ser facilmente medido usando um testador de vazamento para ver se a pressão está passando de um cilindro para outro.

Veja mais: Sintomas de uma junta do cabeçote ruim

Paredes do cilindro rachadas ou danificadas

Os pistões e os anéis de pistão estão funcionando nos cilindros. Para que os anéis de pistão vedem adequadamente, eles precisam de uma boa superfície dentro das paredes do cilindro.

Infelizmente, peças podem ser sugadas para a câmara de combustão que não deveriam estar lá. Isso pode causar arranhões profundos nas paredes do cilindro, o que pode fazer com que a compressão vaze para o cárter.

Se você tiver um motor muito antigo, também pode acontecer que as paredes do cilindro estejam apenas gastas e, portanto, os anéis do pistão não serão capazes de vedar corretamente. Também podem aparecer rachaduras nas paredes do cilindro, mas são muito raras.

Em blocos de alumínio, muitas vezes você pode substituir as paredes do cilindro sozinhas com algumas ferramentas especiais, mas, infelizmente, na maioria dos motores com blocos de aço, você deve substituir o bloco do motor ou perfurar os cilindros para se livrar dos danos.

Paredes do cilindro limpas

Se seu carro funcionou sem combustão em um cilindro por um tempo, a gasolina pode ter lavado o óleo das paredes do cilindro e isso pode causar menor compressão naquele cilindro específico.

Ao verificar isso, você pode retirar as velas e derramar uma pequena quantidade de óleo no cilindro afetado e depois fazer uma nova medição da compressão novamente para verificar se melhorou ou não.

Como diagnosticar baixa compressão

Existem alguns métodos que você pode usar para descobrir onde está o problema quando se trata de baixa compactação. Para diagnosticar problemas com baixa compressão, você precisa pelo menos de um testador de compressão, mas de preferência um testador de vazamento.

  1. Se você obtiver baixa compressão em todos os cilindros - verifique a sincronização da árvore de cames e inspecione a corrente de sincronização ou correia dentada.
  2. Se o seu motor tem baixa compressão em um cilindro - tente colocar um pouco de óleo no cilindro afetado para ver se os resultados do teste de compressão melhoram. Se você receber uma pressão mais alta após despejar o óleo, existem basicamente duas razões para isso. A primeira é que se seu carro estiver funcionando por um tempo com falhas de ignição, o combustível pode lavar as paredes do cilindro, o que causa baixa compressão. A segunda razão é que os anéis do pistão estão mal vedados ou presos. Em alguns casos, isso pode resolver o problema, mas você deve substituir os anéis do pistão na maioria dos casos.
  3. Remova a tampa do óleo. Remova a tampa do óleo enquanto o motor estiver funcionando. Se você sentir uma alta sobrepressão junto com a fumaça, a compressão está vazando pelos pistões para dentro do cárter e você pode ter que substituir o pistão ou os anéis do pistão ou consertar uma rachadura em algum lugar. Deve haver uma ligeira pressão no cárter em marcha lenta se tudo estiver funcionando corretamente.
  4. Use um testador de vazamento para verificar onde a compressão está vazando. Certifique-se de que o eixo de comando está no momento em que ambas as válvulas estão fechadas, em seguida, coloque pressão no cilindro e ouça se há vazamento de compressão na entrada, exaustão ou ventilação do cárter.

Você pode usar algo assim: