5 sintomas de uma junta do coletor de admissão ruim e custo de substituição

Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 4 Abril 2021
Data De Atualização: 18 Poderia 2024
Anonim
5 sintomas de uma junta do coletor de admissão ruim e custo de substituição - Auto Reparação
5 sintomas de uma junta do coletor de admissão ruim e custo de substituição - Auto Reparação

Contente

Seu coletor de admissão faz um monte de trabalho e é uma parte crítica do seu motor. Embora o coletor de admissão em si seja bastante robusto, as vedações da junta entre o coletor e o cabeçote do cilindro são conhecidas por apresentar falhas.

Mas como você sabe que tem um vazamento na junta do coletor de admissão e o que isso significa se você tiver um? Mais importante, quanto custará para consertar?

Descreveremos tudo o que você precisa saber para corrigir esse problema desagradável aqui.

Sintomas de vazamento na gaxeta do coletor de admissão

  1. Baixo desempenho do motor e falhas de ignição
  2. Fumaça branca do escapamento
  3. Refrigerante no cárter de óleo
  4. Vazamento de refrigerante visível
  5. Superaquecimento do motor

Aqui está uma lista mais detalhada dos sintomas de um vazamento na junta do coletor de admissão.

Baixo desempenho do motor e falhas de ignição

Um coletor de admissão com vazamento permite que o ar saia e o refrigerante entre. Ambas as coisas podem afetar negativamente o desempenho. Não é muito provável que você não consiga dar partida no veículo ou que o motor desligue durante o funcionamento, mas você pode notar uma queda na aceleração e na economia de combustível.


A maior preocupação é que, se o refrigerante se mistura com o óleo, você não só perde o desempenho do refrigerante, mas o óleo também não consegue funcionar corretamente. Isso pode levar ao desgaste excessivo de muitos componentes e causar danos caros.

Você também pode encontrar códigos de problemas de falha de ignição na unidade de controle do motor se verificar os códigos de problemas com um scanner.

Se o vazamento de admissão for muito ruim, ele pode encher o cilindro com líquido de arrefecimento, o que tornará o motor hidrolock, o que impossibilitará sua rotação. Isso é muito sério e pode danificar seriamente o seu carro. Felizmente, não é muito comum porque a maioria dos motores de automóveis é projetada, de modo que o líquido refrigerante é despejado no coletor de admissão.

Excessiva fumaça branca do escapamento

Quando você está olhando para o coletor de admissão, você não pode ver exatamente o que está acontecendo lá dentro, a menos que você destrua seu motor e, nesse ponto, você deve substituir as juntas do coletor de admissão, quer estivessem vazando ou não.


É por isso que é essencial saber como solucionar esse problema sem desmontar nada. A maneira mais fácil é ligar o veículo e dar uma olhada no escapamento. Se houver uma quantidade excessiva de fumaça branca saindo do escapamento, é porque seu motor está queimando refrigerante.

A única maneira de o refrigerante entrar na câmara de combustão é se houver uma gaxeta do cabeçote ou uma gaxeta do coletor de admissão com vazamento - de qualquer forma, você tem um problema. Ao determinar se a quantidade de fumaça branca é excessiva, lembre-se de que você terá mais fumaça durante o tempo mais frio do que durante o tempo mais quente, e isso é completamente normal.

Refrigerante no cárter

Um dos problemas mais comuns de um coletor de admissão com vazamento é que você encontrará refrigerante no cárter de óleo. Infelizmente, esse também é um dos problemas mais sérios. Você não está apenas perdendo as propriedades de resfriamento do refrigerante, mas também está perdendo as propriedades de lubrificação do óleo.


Quando você combina esses dois problemas, pode rapidamente acabar com um veículo que exige muitos reparos para voltar à estrada. Se encontrar refrigerante no cárter, leve o veículo imediatamente para a oficina. Você pode reconhecer facilmente o líquido de arrefecimento no cárter porque o óleo ficará leitoso quando você verificar o nível de óleo da vareta.

Vazamento de refrigerante visível

Se você tiver uma gaxeta do coletor de admissão com vazamento, há algumas maneiras de o refrigerante ir. Primeiro, ele pode ir para a câmara de combustão, que é como você obtém fumaça excessiva, ou pode se fundir com o óleo, que é como você pode obter refrigerante no reservatório de óleo. Mas também pode sair do lado externo do coletor de admissão.

Se for esse o caso, pode haver fumaça excessiva saindo da parte superior do motor se o refrigerante queimar antes de atingir o solo. Ou você pode ter um vazamento de líquido de arrefecimento visível no solo embaixo do seu veículo. De qualquer forma, se você rastrear o vazamento de volta ao coletor de admissão, você encontrou o seu problema.

Superaquecimento do motor

Os três sintomas mais proeminentes de vazamento no coletor de admissão envolvem vazamento de líquido de arrefecimento. Uma vez que é função do refrigerante evitar o superaquecimento do motor, não é surpreendente que, se não estiver funcionando corretamente, você pode obter um motor que superaquece.

Isso não acontecerá imediatamente e geralmente ocorre quando o sistema fica com pouco líquido de arrefecimento. Mas se você tem um motor superaquecido e não consegue descobrir para onde o refrigerante está indo, há uma boa chance de que ele possa estar vindo de um vazamento no coletor de admissão.

Função de junta do coletor de admissão

A função dos coletores de admissão é direcionar os fluidos, gases e necessidades do motor corretos para o local correto em todo o motor. A junta do coletor de admissão auxilia nisso, eliminando quaisquer possíveis rotas de escape para esses fluidos ou gases.

A junta do coletor de admissão forma vedações em torno de cada uma das passagens no coletor de admissão, mantendo tudo onde deveria estar. Pode não parecer tão complicado e não é, mas isso não o torna menos importante.

Localização da junta do coletor de admissão

A junta do coletor de admissão do seu veículo está localizada perto do cabeçote do motor, entre o coletor de admissão e o cabeçote do cilindro. Em motores em forma de V, geralmente fica entre os dois cabeçalhos. Para motores em linha, geralmente fica para um dos lados.

Alcançar o coletor de admissão geralmente não é muito complicado, mas pode haver muitos componentes elétricos no topo. Isso não só pode dificultar o acesso ao coletor de admissão, mas também pode dificultar a visão.

Custo de substituição da junta do coletor de admissão

Uma junta do coletor de admissão custa 30 $ a 100 $. A mão de obra custa 50 a 300 $, então você pode esperar um custo total de 80 $ a 400 $ para a substituição da junta do coletor de admissão.

A junta do coletor de admissão em si costuma ser bem barata, mas a maior parte do custo de substituição vem dos custos de mão de obra. Isso ocorre porque você tem que remover todo o coletor de admissão para alcançar a junta.

Às vezes, o coletor de admissão racha, fazendo com que vaze perto da gaxeta e, neste caso, você pode esperar um custo de 200 $ a 800 $ para um novo coletor de admissão.