Reparo do bujão do reservatório de óleo - Como você conserta as roscas?

Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 2 Abril 2021
Data De Atualização: 14 Poderia 2024
Anonim
Reparo do bujão do reservatório de óleo - Como você conserta as roscas? - Auto Reparação
Reparo do bujão do reservatório de óleo - Como você conserta as roscas? - Auto Reparação

Contente

O bujão de drenagem do cárter de óleo é um pequeno parafuso roscado, geralmente feito de alumínio. É fornecido com uma vedação para aperto.

Se o carro for novo, não requer muito esforço para abri-lo, mas se os fios forem destruídos, pode haver muitos problemas.

As causas de muitos problemas com o tampão de drenagem do cárter derivam dos materiais usados. Originalmente, os fabricantes usavam aço, que é durável, mas com o aumento da demanda, eles escolheram metais macios como o alumínio.

Se a vedação quebrar ou as roscas dos parafusos forem destruídas, o óleo vazará. O óleo do motor é necessário para manter as peças móveis do carro lubrificadas. Quando o óleo vaza, muito atrito é criado, o que mais tarde destrói várias peças do motor.

Como substituir o bujão de drenagem do cárter de óleo

Há quem opte por uma rolha de compressão, mas isso causa mais problemas ao destruir o selo de borracha. Isso pode funcionar se você tiver vazamentos graves, mas é apenas uma solução temporária. Quando seu carro chegar para conserto, você deve substituir o plugue.


Ao recolocar o bujão, você deve colocar um recipiente grande sob o dreno do cárter de óleo. Isso se deve ao óleo pressurizado. Assim que começa a drenar, diminui a velocidade.

Tente girar o bujão de drenagem do cárter de óleo. Se ele inchar, você pode continuar drenando o óleo. No entanto, se as roscas do bujão de drenagem de óleo estiverem danificadas, você terá dificuldade em girar o bujão. Aplique mais pressão no plugue e ele eventualmente se soltará.

Você pode substituir o tampão de drenagem do cárter de óleo existente por um tampão de cobre. Ao substituir o plugue, evite apertar demais, caso contrário, você terá os mesmos problemas de antes.

Repare um bujão de drenagem de óleo danificado / preso

1. Novo buraco

Isso é possível se o bujão de drenagem de óleo original não estiver danificado e a vedação parecer impedir o vazamento de óleo. Você pode fazer um novo furo no cárter e instalar um novo tampão e vedação. Para garantir que o bujão de drenagem de óleo antigo não vaze, use um bujão de óleo de borracha autoexpansível. Isso só deve ser feito quando o cárter do óleo é novo e não mostra sinais de rachaduras.


Instalar um tampão de drenagem emborrachado é uma solução temporária e você não deve deixá-lo funcionando por muito tempo. Certifique-se de empurrá-lo para o cárter de óleo para evitar que vaze. Para garantir que não haja vazamentos, opere o motor na temperatura normal de operação e verifique novamente se há vazamentos no cárter.

2. Reparo de helicoidal

O Helicoil é uma rosca de aço robusta que fornece uma solução permanente para vazamentos em seu cárter. Ajuda a reparar roscas de parafusos de cisalhamento danificadas.

3. Reparo através do kit TIME-SERT

Um dos desafios no reparo do dreno do cárter é que pode ser caro e demorado substituir todo o dreno do cárter. O kit TIME-SERT ajuda você a reparar facilmente as roscas dos parafusos de soquete de alumínio. É barato e rápido e você ainda pode manter o dreno do cárter de óleo. Normalmente, o reparo com o kit leva 30 minutos.

Qual tamanho de chave é necessário para reparos no bujão de drenagem de óleo?

Uma chave inglesa é uma ferramenta útil para afrouxar e apertar parafusos. Você posiciona a chave na cabeça do parafuso e gira no sentido horário ou anti-horário. A chave tem um cabo longo ao qual você aplica o torque, dependendo de como o parafuso está apertado. Em alguns casos, a chave é fornecida com uma alça de catraca, o que evita que você tenha que levantar a ferramenta todas as vezes. Cada parafuso tem um tamanho específico e você precisará de uma chave apropriada para fazer o trabalho.


Os soquetes estão disponíveis nos seguintes tamanhos: ¼ pol., 3/8 pol., ½ pol. E ¾ pol.. As cabeças dos parafusos podem ser um hexágono (6 pontos), um quadrado duplo (8 pontos) ou um hexágono duplo (12 pontos). Você deve selecionar a chave correta para evitar danificar as roscas dos parafusos.

Ao drenar o óleo do motor, certifique-se primeiro de levar o motor à temperatura de operação. Isso permitirá que o óleo seja drenado facilmente. Determine a chave correta - geralmente 3/8 de polegada - e insira o plugue. Em seguida, gire a chave no sentido anti-horário. O óleo drenará perfeitamente.

Com que frequência você deve drenar o óleo?

Muitas vezes depende do seu carro e da frequência com que o usa. Freqüentemente, você encontrará instruções de serviço no manual do carro, mas é recomendável drenar o óleo a cada 7.500 milhas ou uma vez por ano. Você não deve tentar dirigir seu carro com o mesmo óleo por mais de 10.000 milhas sem trocá-lo.

Isso pode causar danos irreparáveis ​​à vedação e às juntas e, ao mesmo tempo, pode causar superaquecimento do motor do veículo.

O número de tampões de drenagem de óleo rasgados no cárter aumentou recentemente porque o cárter de aço foi substituído por um cárter de alumínio. Por isso, você não encontrará esse problema em carros fabricados antes de 2000. O alumínio tem suas vantagens. Em primeiro lugar, é mais leve que o aço, pelo que o seu carro pesará alguns quilos menos.

Também é um condutor de calor melhor do que o aço, o que significa que mantém o motor mais resfriado enquanto ele está no cárter. Mas os problemas com o alumínio são causados ​​pelo aumento das roscas dos parafusos danificados porque as pessoas usam mais torque ao abrir os parafusos.

Conclusão

Um bujão de drenagem de óleo com vazamento nunca deve ser ignorado, pois pode causar superaquecimento do motor e, subsequentemente, destruir a vedação e as juntas. Se as roscas estiverem completamente danificadas, o cárter pode precisar ser substituído, o que é caro. Se você estiver viajando e perceber o problema, pode usar tampões de borracha, mas são apenas uma solução temporária.

Outras opções incluem a substituição do plugue existente por uma vedação Helicoil ou TIME-SERT. Se o cárter do óleo for novo, mas não conseguir abrir a vedação do bujão de drenagem do óleo, você pode fazer um orifício na lateral da panela e adicionar um tampão adicional. Certifique-se de que não haja vazamentos visíveis antes de dirigir.