8 causas pelas quais seu carro treme ao acelerar

Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 3 Abril 2021
Data De Atualização: 14 Poderia 2024
Anonim
O carro treme todo a cima de 80 km
Vídeo: O carro treme todo a cima de 80 km

Contente

Você já teve a alegria de sentir o seu veículo tremer ou vibrar enquanto você acelera para longe de um cruzamento?

Se sim, então você sabe que certamente não é uma alegria.

Imediatamente depois de sentir o tremor pela primeira vez, sua mente começa a disparar, pensando: "o que poderia ser isso?" "Quanto isso vai me custar?" ou “É seguro dirigir?”.

A boa notícia para você é que, se o seu veículo só balançar sob aceleração, isso geralmente indicará um problema menor que precisa ser resolvido. Se você conseguir consertar isso logo depois de perceber a falha pela primeira vez, isso pode economizar muito dinheiro no futuro.

8 causas de trepidação do carro ao acelerar

  1. Rodas desequilibradas
  2. Junta CV gasta
  3. Eixo de transmissão ou eixo de propulsão danificado
  4. Sensor de O2 com defeito
  5. Sensor MAF com defeito
  6. Motores gastos do motor ou da caixa de engrenagens
  7. Falha de ignição do motor
  8. Caixa de engrenagens ou transmissão defeituosa

Aqui está uma lista mais detalhada das razões mais comuns pelas quais um carro treme ao acelerar.


Rodas Desequilibradas

Se notar um tremor depois de colocar pneus novos ou depois de bater no meio-fio com a roda, isso pode ser um sinal de que as rodas precisam de equilíbrio.

Este é um processo simples que a maioria das oficinas realiza para você a um custo baixo.

Para determinar quais rodas estão com defeito, você precisa sentir de onde vem o tremor. Conforme você acelera e sente a vibração, se você pode senti-la tremer no volante, isso indicaria que as rodas dianteiras precisam ser equilibradas. No entanto, se você sentir que ele balança no assento, isso indicaria que as rodas traseiras precisam de equilíbrio.

Lembre-se de que, se suas rodas estiverem desequilibradas, essa sensação de tremor geralmente será mais pronunciada à medida que a velocidade do veículo aumenta.


RELACIONADOS: 7 causas pelas quais seu carro vibra quando parado ou em marcha lenta

Junta CV gasta

As juntas CV (velocidade constante) são instaladas nos eixos de transmissão dianteiros e permitem que as rodas girem durante o movimento. Eles são rolamentos embalados com graxa que ficam dentro de uma capa de borracha.

Às vezes, quando a bota do seu CV se divide, permite a entrada de água e faz com que a graxa de dentro vaze. Isso causa desgaste excessivo na junta homocinética e pode causar vibração, pois a junta não é mais lubrificada com graxa.

Uma boa maneira de determinar se sua junta homocinética está gasta é ver se o ruído / vibração muda quando você vira uma esquina. Se você notar que a vibração piora, isso pode indicar uma junta homocinética gasta que precisa ser substituída. Você também pode inspecionar visualmente a proteção de borracha que aloja a junta e ver uma fenda visível na borracha.


Eixo de transmissão ou eixo propulsor danificado

Um eixo de transmissão / eixo de transmissão que não está perfeitamente alinhado pode causar uma sensação ruim de tremor no veículo ao dirigir e piorar progressivamente conforme a velocidade do veículo aumenta.

Se você tiver uma tração dianteira, pode ser um eixo de transmissão defeituoso que vai para cada roda dianteira. Se você tiver uma tração traseira, pode ser os dois eixos de transmissão saindo da junta homocinética ou o grande eixo de propulsão indo da caixa de câmbio para o diferencial. Quando há um desequilíbrio no eixo da hélice, geralmente você pode sentir pequenas vibrações, embora também não acelere.

Se você tiver um quatro rodas, pode por qualquer um dos eixos mencionados acima.

Dirigir seu veículo em uma rampa com as 4 rodas levantadas do chão é a melhor maneira de determinar se o eixo de transmissão / eixo de transmissão está danificado.Conforme o veículo é conduzido na rampa, inspecione visualmente para garantir que todos os eixos giram em torno de um ponto fixo constante. Se forem encontrados eixos danificados, eles precisarão ser substituídos antes de causar mais danos às juntas homocinéticas e outros componentes do sistema de transmissão.

Sensor de O2 com defeito

Seu sensor de O2 (oxigênio) está situado no escapamento do seu veículo. Alguns modelos terão dois sensores, um pré-conversor catalítico e um pós-catalisador. Esses sensores irão ajustar quanto combustível é injetado em seu motor a qualquer momento, usando o gás de escape para determinar se seu motor está funcionando muito pobre ou muito rico.

Se você tiver uma falha em um de seus sensores de O2, seu motor pode estar sem combustível, resultando em um tremor enquanto o veículo se afasta. Este tipo de falha é geralmente detectado com uma ferramenta de diagnóstico OBD2, que é capaz de assistir os dados ao vivo enquanto os sensores operam e verificar os códigos de falha dentro da ECU.

Sensor MAF com defeito

Localizado na tubulação de admissão do seu carro, seu sensor MAF (Mass Air Flow) é usado para ajustar a mistura de ar-combustível em seu motor, dependendo da quantidade e pressão do ar que está sendo puxado para o motor.

Se o seu sensor estiver com defeito, isso também pode fazer com que o motor fique mal abastecido e dar uma sensação de tremor ao acelerar.

Para que esse tipo de falha seja diagnosticado, você geralmente precisará de algum equipamento de diagnóstico especializado para ler códigos de falha e medir os dados ativos que seu sensor está lendo.

Suportes de motor / caixa de engrenagens gastos

Um motor desgastado ou suporte da caixa de câmbio geralmente será mais perceptível quando você acelera e começa a dirigir para a frente ou para trás.

Junto com um tremor forte sendo sentido através do veículo, você geralmente ouvirá um barulho de batida muito pronunciado.

Os suportes do motor e da caixa de câmbio costumam ser bastante acessíveis, facilitando a verificação de sinais de desgaste e movimento excessivo. Se não houver sinais visíveis de desgaste, tente mover a montagem com uma alavanca e verifique se há movimento excessivo. Substitua todos os suportes desgastados do motor ou da caixa de câmbio que encontrar.

Falha de ignição do motor

Uma falha de ignição do motor geralmente é o resultado de um ou mais cilindros do motor não disparando corretamente. Isso geralmente se deve à injeção de combustível insuficiente, à falta de compressão no orifício do cilindro ou à falta de faísca para acender o combustível (a última só se aplica aos motores a gasolina).

Se o seu motor for abastecido com gasolina, um bom lugar para começar seria verificar o estado das velas de ignição e substituí-las, se necessário.

Outra falha comum, especialmente em um motor a diesel, é um injetor de combustível com defeito; isso fará com que o motor deixe de abastecer e muitas vezes treme ao acelerar. Essa falha geralmente exigirá equipamento especializado para o diagnóstico, como um kit de teste de derramamento de injetor e equipamento de diagnóstico eletrônico.

Se o seu motor estiver sofrendo de falta de compressão, isso precisará ser testado com equipamentos especializados, como um manômetro. É um teste rápido, mas eficaz, que confirmará a pressão de compressão dentro de cada furo do cilindro. A falta de compressão em um cilindro pode apontar para um bloco do motor rachado ou empenado, pistão danificado ou válvula com defeito.

Você pode verificar nosso artigo sobre falhas de ignição aqui: Sintomas de falha de ignição.

Caixa de engrenagens defeituosa

Uma engrenagem ou rolamento desgastado dentro de sua caixa de câmbio muitas vezes pode causar uma vibração ao retomar a direção do veículo. O ruído e a vibração são geralmente predominantes enquanto uma marcha é selecionada; no entanto, isso pode variar dependendo do que está defeituoso dentro de sua caixa de câmbio.

Uma boa maneira de diagnosticar se sua caixa de câmbio está com defeito ou não é engatar a embreagem (pressione o pedal da embreagem para baixo) enquanto dirige em um trecho tranquilo da estrada, e se você achar que a sensação de tremor pára enquanto a embreagem está engatada, então indicaria uma falha dentro da caixa de engrenagens.

Um diagnóstico adicional sobre o que exatamente está defeituoso dentro de sua caixa de engrenagens normalmente precisa ser realizado por um especialista. Você sempre pode verificar o nível de óleo da caixa de câmbio, se puder, como um bom lugar para começar, no entanto. Se necessário, reabasteça e faça um teste de estrada para ver se isso teve algum efeito no tremor do seu veículo.

Conclusão

Esperançosamente, este guia pode ajudá-lo a determinar o que pode estar fazendo seu veículo tremer sob aceleração.

A maioria dessas falhas são consertos simples e fáceis que não custam uma fortuna para consertar. No entanto, você desejará que seu veículo seja consertado assim que possível, pois adiar o reparo pode levar a mais danos e um custo mais alto para consertar.

Sinta-se à vontade para consultar este guia sempre que precisar de ajuda para diagnosticar um tremor sob aceleração.