Quando você deve substituir os rotores do freio?

Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 3 Abril 2021
Data De Atualização: 14 Poderia 2024
Anonim
Amador do freio Brastemp.troque você mesmo
Vídeo: Amador do freio Brastemp.troque você mesmo

Contente

Em condições normais, você deve cobrir milhares de quilômetros antes de trocar os discos de freio.

Os discos de freio são projetados para durabilidade, mas em algum momento eles se desgastam e você deve substituí-los. Os rotores são feitos de um revestimento metálico e se desgastam devido ao atrito constante. Um enrolamento do rotor ocorre quando o rotor não é perfeitamente circular.

Isso leva à aplicação irregular das pastilhas de freio, o que pode impedir o veículo de parar.

Quando você deve substituir os rotores do freio?

As pastilhas de freio e o disco trabalham lado a lado. O rotor é conectado diretamente à roda e é medido pelo eixo do carro. As pastilhas de freio mantêm o disco no lugar no momento em que você pressiona o pedal do freio. As pastilhas de freio se desgastam mais rápido do que o disco.

1. Freios barulhentos

Freios barulhentos são o primeiro sinal de desgaste do rotor do freio. Se o disco estiver irregular, você ouvirá ruídos rangentes nas rodas. Rotores empenados produzem um som de chiado, enquanto rotores extremamente desorganizados produzem um som de raspagem. Você precisará desmontar a roda para distinguir se são as almofadas do disco ou o rotor que estão desgastados, pois ambos produzem um som agudo. É perigoso dirigir seu carro com freios a disco gastos.


2. Vibrações das rodas

O ruído agudo é frequentemente acompanhado por vibração excessiva do rotor do freio gasto. Se o desgaste for excessivo, você sentirá no pedal do freio. Os rotores de freio empenados também podem fazer o pedal do freio pulsar quando pressionado. Isso ocorre porque o pedal não está mais em contato com o rotor. Dirigir com vibrações pode ser perigoso, especialmente em altas velocidades.

3. Distância de parada aumentada

Os pedais gastos dificultam a parada do carro. Você tem que pisar no freio repetidamente para fazer o carro parar. A longa distância de parada é extremamente perigosa, especialmente se o motorista for forçado a fazer uma parada de emergência.

4. Ranhuras no rotor

Discos de freio desgastados geralmente têm ranhuras nas laterais. Os rotores são projetados para durar dezenas de milhares de quilômetros. O contato repetido com as pastilhas de freio faz com que os rotores se desgastem com o tempo.

O que é um rotor de freio?

Uma olhada mais de perto nas rodas dos carros revelará um disco circular chamado rotor. Sempre que você pisa no freio, o fluido hidráulico é ativado e as pastilhas de freio seguram o rotor para parar o carro. O atrito entre as pastilhas de freio e o rotor geralmente gera muito calor. Este calor é dissipado pelo rotor.


O material usado para fazer o rotor é muito robusto e você deve ter viajado centenas de quilômetros antes de precisar de um novo conjunto de rotores. O principal motivo para substituir o rotor do freio é o desgaste devido ao atrito frequente com as pastilhas do freio. Um rotor gasto torna difícil parar o veículo e pode causar acidentes se não for substituído imediatamente.

RELACIONADOS: Dot 3 vs Dot 4 Fluido de freio - Qual é a diferença?

Tipos de rotores de freio

A primeira coisa que você nota quando o rotor está gasto é que o disco fica irregular. As opções de substituição variam. Você pode optar por usar substituições em branco. Este é o tipo mais comum de rotor - ele tem um disco liso e plano. Os rotores com fenda têm fendas oblíquas gravadas na superfície do disco.

Eles são preferidos por aqueles que desejam desempenho adicional do veículo. Os discos perfurados e com fendas dissipam o excesso de calor das rodas por meio de orifícios no disco.


A desvantagem de usar slots com fenda é que eles corroem as pastilhas de freio mais rápido do que os rotores vazios. Os rotores perfurados são menos duráveis ​​devido aos materiais usados. Eles também não duram muito porque o material foi removido do disco.

Como substituir os rotores do freio

Substituir os rotores do freio é bastante simples se você tiver as ferramentas necessárias. Você precisará usar um par de luvas antes de começar a remover os rotores antigos.

  1. Use um macaco para levantar o carro o suficiente para remover o pneu. Primeiro afrouxe as porcas com uma chave antes de levantar o carro; não remova as porcas completamente, mas solte-as.
  2. Coloque uma pedra nas outras rodas para evitar que o carro role. Certifique-se de que o travão de mão está aplicado. Você também pode usar macacos para configurar o carro depois de levantá-lo do solo.
  3. Como ao trocar um pneu furado, certifique-se de que o suporte do macaco seja colocado na parte mais grossa do chassi.
  4. Ao remover o pneu, você notará o rotor e as pastilhas de freio montadas atrás do volante. Tenha cuidado para não perder nenhuma de suas nozes; você pode armazená-los dentro do carro ou na tampa do cubo do pneu removido.
  5. Use uma catraca para remover as pinças de freio. Normalmente são fixados com um ou dois parafusos.
  6. Quando todas as porcas forem removidas, você pode remover com segurança o rotor do freio. Se você dirigiu por quilômetros, o rotor do freio pode estar preso devido à corrosão. Pode ser necessário bater um pouco com um martelo para soltá-lo.
  7. Limpe a superfície onde estava o rotor antigo para que o novo rotor possa ser montado em uma superfície limpa. Devido à corrosão, você pode ser forçado a raspar a ferrugem com uma escova macia.
  8. Verifique os rolamentos e retentores de graxa e substitua-os.
  9. Certifique-se de que o novo rotor do freio esteja perfeitamente limpo. Você pode usar limpador de freio para limpar todas as partículas.
  10. Monte o novo rotor do freio nos parafusos da roda. Substitua todas as porcas que você removeu.
  11. Agora você pode reconfigurar o pneu com segurança e abaixar o veículo.

Conclusão

O rotor do freio tem uma vida útil de milhares de quilômetros, mas se desgasta com o tempo. Você saberá que seu rotor precisa ser substituído se notar vibrações ou um barulho de guincho em uma das rodas. Um rotor de freio gasto deve ser substituído imediatamente para evitar acidentes.