Como funciona um tanque de transbordamento de refrigerante do radiador

Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 5 Abril 2021
Data De Atualização: 17 Poderia 2024
Anonim
How Does A Coolant Reservoir Tank Work?
Vídeo: How Does A Coolant Reservoir Tank Work?

Contente

Este é um dos guias mais detalhados que você provavelmente encontrará para o sistema de refrigeração do seu veículo. Decidimos não apenas explicar como seu tanque de transbordamento funciona por conta própria, mas também como funciona em uníssono com outros componentes do motor.

Se você estiver com pressa, sinta-se à vontade para pular para o subtítulo relevante que deseja, mas saiba que estamos muito chateados com você por fazer isso. 😉

O sistema de refrigeração

Como você provavelmente já sabe, seu motor fica incrivelmente quente enquanto você dirige. Na verdade, tão quente que pode fazer com que partes do escapamento brilhem em um laranja brilhante!

Portanto, seu carro precisa de um sistema que forneça um meio eficiente de resfriamento. Ele precisa de um sistema para retirar o calor gerado pelo motor para impedi-lo de superaquecimento.

É aqui que entra o seu sistema de refrigeração. O resfriamento do seu veículo é simplesmente projetado para resfriar o motor, transportando o calor gerado para longe. Conforme o motor gira e fica quente, o refrigerante que passa através e ao redor do motor rouba esse calor e o carrega para a frente do carro, onde é resfriado pelo radiador e pelos ventiladores de resfriamento.


Esta incrível peça de engenharia foi projetada para manter seu motor operando em constantes 90 graus centígrados, esteja você voando ao longo da rodovia ou preso no trânsito. Realmente faz um trabalho brilhante nisso também.

Como funciona um tanque de transbordamento de refrigerante do radiador

Para que esse sistema de resfriamento funcione de maneira eficaz, ele precisa ser vedado. Isso evita que qualquer vazamento, bem como qualquer sujeira ou detritos entrem no sistema de arrefecimento.

Este projeto funciona bem, desde que o refrigerante não fique muito quente. Conforme sua solução de refrigerante aquece, ela se expande. Em um sistema selado, no entanto, não há espaço para o líquido se expandir. Isso pode causar um problema, pois um sistema superpressurizado pode fazer com que seu líquido ferva mais rápido e transborde todos os pontos fracos do sistema.

Este é o motivo pelo qual precisamos ter um tanque de transbordamento à medida que a pressão dentro dos tubos de refrigerante aumenta devido ao aquecimento da solução de refrigerante e, portanto, à expansão. O refrigerante expandido precisa de algum lugar para ir. Qualquer líquido que não cabe mais no sistema de arrefecimento primário agora é forçado para o tanque de transbordamento, onde é armazenado até que a temperatura do líquido de arrefecimento do motor reduza. Conforme o refrigerante começa a esfriar, ele se contrai e aumenta a quantidade de espaço mais uma vez dentro do sistema de refrigeração. Essa contração do refrigerante cria uma pressão negativa que puxa o refrigerante extra armazenado no tanque de transbordamento de volta para o sistema de refrigeração primário.


Portanto, seu tanque de transbordamento é usado como um vaso de expansão para permitir que a mistura de refrigerante se expanda e contraia à medida que aquece e esfria, sem pressurizar excessivamente e danificar o sistema de refrigeração.

O tanque de transbordamento do refrigerante do radiador funciona enchendo o tanque com refrigerante quando a pressão do sistema de refrigeração é muito alta e retira o refrigerante dele quando há pressão no sistema.

Refrigerante

Seu refrigerante é composto por uma mistura de água e anticongelante. A água é ótima porque é capaz de fazer o trabalho e está prontamente disponível no caso de uma avaria de emergência. No entanto, anticongelante também é adicionado, apenas para ajudar a melhorar as qualidades da água. Como o nome sugere, ajuda a evitar que a água congele em temperaturas mais baixas quando o veículo não está em uso, diminuindo seu ponto de congelamento. Mas também impede que a água ferva e aumenta sua temperatura de ebulição em alguns graus.


Integrada à mistura de refrigerante do seu veículo também está uma fórmula de proteção contra ferrugem, que é projetada para ajudar a evitar que as partes internas do sistema de refrigeração corroam e enferrujem com a água.

O que é ótimo sobre este sistema de resfriamento é como ele é adaptável. Se o seu veículo tiver uma válvula EGR instalada, geralmente será resfriado com o líquido de arrefecimento do motor. O mesmo vale para alguns turbos também.

O calor que fica armazenado nessa mistura de refrigerante também pode ser usado para aquecer o interior do veículo por meio de uma matriz de aquecimento. Tornando-o um aquecedor muito eficiente, pois você está usando o calor residual para se aquecer.

Bomba de água

O único problema desse sistema é o calor que ele coleta do motor, tem que ir para algum lugar. Mas como o refrigerante se move de uma seção do motor para outra? Uma bomba d'água. Normalmente as bombas de água serão acionadas por sua correia de transmissão auxiliar ou por sua correia de came. Há uma polia com uma hélice na parte traseira que empurra o líquido de arrefecimento ao redor dos tubos do motor e do radiador.

O sistema de resfriamento é totalmente vedado, então a bomba de água não precisa trabalhar muito para fazer o refrigerante circular.

A bomba d'água é o principal componente para evitar o superaquecimento do refrigerante. Ele empurra o líquido quente de dentro do motor para o radiador na frente do motor, onde o líquido é resfriado pelos ventiladores ou pelo ar que entra. Esse líquido frio está pronto para ser recirculado no motor para transportar mais calor, e então o processo se repete constantemente enquanto o motor está funcionando.

Se, por algum motivo, sua bomba d'água parasse de funcionar, o refrigerante superaqueceria e começaria a pressurizar e ferver. Isso levaria ao superaquecimento do motor, pois o veículo drenaria qualquer líquido refrigerante que estivesse fervendo, o que deixaria você com menos líquido refrigerante para resfriar o motor.

Tampa do radiador

A tampa de pressão do radiador é o herói anônimo do seu sistema de resfriamento e funciona em uníssono com o tanque de transbordamento. Muitas pessoas pensam que a tampa do radiador é simplesmente uma tampa de rosca para o seu radiador, mas é muito mais.

Dentro da tampa do radiador há uma válvula com mola. Conforme a temperatura do refrigerante aumenta e a pressão interna faz com que o refrigerante se expanda, a válvula dentro da tampa do radiador se abre para permitir que o excesso de refrigerante flua para o tanque de transbordamento. Essa válvula permite que seu sistema de resfriamento permaneça pressurizado, mas ajudará a evitar que o sistema se pressurize excessivamente e, portanto, superaqueça.

Conclusão

Então, aí está. Um guia claro não apenas sobre como o tanque de transbordamento funciona, mas também por que você tem um e como ele funciona com outros componentes de refrigeração do motor.

O sistema de refrigeração do seu veículo é realmente uma incrível peça de engenharia que foi cuidadosamente projetada para ser eficiente e eficaz no que faz.

Esperamos que este guia tenha respondido a todas as perguntas que você possa ter e sinta-se à vontade para consultá-lo sempre que precisar.