6 sintomas de um PCM ruim, localização e custo de substituição

Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 4 Abril 2021
Data De Atualização: 1 Poderia 2024
Anonim
6 sintomas de um PCM ruim, localização e custo de substituição - Auto Reparação
6 sintomas de um PCM ruim, localização e custo de substituição - Auto Reparação

Contente

Quer você goste ou não, seu veículo está cheio de computadores até a borda. Embora esses computadores sejam um sonho que se torna realidade quando tudo está funcionando como deveriam, eles podem rapidamente se transformar em um pesadelo quando os circuitos começam a falhar.

Felizmente para todos, esses computadores raramente falham. Porque quando o fazem, eles são caros para substituir. Um desses computadores mágicos é o Powertrain Control Module e, como o nome indica, ele controla tudo no trem de força.

Neste guia abrangente, vamos detalhar tudo o que você precisa saber sobre o seu PCM e o que você precisa fazer se ele começar a apresentar problemas.

6 sintomas de um PCM ruim

  1. Verifique a luz do motor
  2. Baixo desempenho
  3. Problemas iniciais
  4. Problemas de deslocamento
  5. Pouca economia de combustível
  6. Emissões aumentadas

Embora não seja comum que um PCM quebre, isso acontece de vez em quando.

Antes de pular direto para o PCM, porém, descarte quaisquer outras causas potenciais.

Aqui está uma lista mais detalhada dos seis sintomas mais comuns de um PCM defeituoso abaixo com a advertência observada.


Uma luz de verificação do motor

O primeiro sinal de que o PCM está com problemas provavelmente será uma luz de verificação do motor. A luz pode ser para qualquer coisa relacionada ao trem de força. Lembre-se de que o problema é mais provável com o sensor, a fiação ou qualquer outra coisa.

Se o seu veículo tiver uma luz de verificação do motor, descarte todas as outras causas possíveis antes de pular para o PCM. Verifique os códigos de problema com um scanner OBD2

Baixo desempenho

Seu PCM controla o desempenho, por isso faz sentido que, se não estiver respondendo corretamente, esse desempenho será prejudicado. Quanto mais bagunçado seu PCM, maior a probabilidade de você ter vários problemas que levam a um desempenho ruim.


No entanto, se apenas uma única parte do seu PCM não estiver funcionando corretamente, você só poderá ter um desempenho ruim sob certas condições, como marcha lenta ou aceleração.

Relacionado: 8 causas pelas quais seu carro não acelera

Problemas começando

Se seus problemas de PCM ficarem ruins o suficiente, você não conseguirá dar partida no veículo. No mínimo, pode ser difícil começar, especialmente em condições mais frias.

Se o seu veículo está tendo problemas para dar a partida e está relacionado ao PCM, é um problema muito sério que você precisa ter examinado antes de completar o motor.

Relacionado: 5 causas de um motor de carro que dá partida, mas não dá partida

Emissões aumentadas

Quando tudo está funcionando corretamente, seu PCM minimiza as emissões do seu veículo, otimizando o desempenho. Quando não está funcionando como deveria, o desempenho é prejudicado e você provavelmente terá um aumento nas emissões. No entanto, a menos que você esteja levando seu veículo para um teste de emissão, provavelmente não notará nada diferente.


Pouca economia de combustível

Se tudo não estiver funcionando corretamente, não é surpresa que sua economia de combustível seja prejudicada. Por exemplo, você precisará acelerar mais se o turbo não estiver gerando impulso suficiente porque o PCM não o está mandando.

Existem muitos exemplos como este, mas com um PCM com defeito, você provavelmente estará desperdiçando combustível.

Problemas de deslocamento

Se o seu veículo está tendo problemas para mudar para marchas diferentes, o PCM pode ser o problema. Seu PCM controla tudo o que o motor e a transmissão fazem. Portanto, se você estiver tendo problemas com seu trem de força, pode rastreá-lo até o PCM.

Se o seu veículo está com problemas de mudança, é uma condição grave que você precisa resolver imediatamente. Caso contrário, seu veículo terá um comportamento irregular, o que pode levar rapidamente a um acidente.

Função PCM

O PCM é o cérebro da unidade de distribuição de energia em seu motor. Ele controla vários recursos, incluindo tempo de ignição, entrega de combustível, emissões, pressão de turbo, velocidade de marcha lenta, controle do acelerador e muito mais.

Embora você possa ter ouvido falar do Módulo de Controle de Transmissão (TCM) ou um Módulo de Controle do Motor (ECM), um PCM controla ambas as funções. Portanto, se o seu veículo tiver um PCM, ele abrigará esses dois componentes em uma única unidade ou o computador controlará as duas funções.

O PCM controla todas essas funções por meio de uma variedade de sensores que se comunicam com ele. Ele começa enviando um controle para um atuador e, em seguida, mede os resultados reais por meio de um sensor.

O PCM é programado para dizer a cada atuador o que fazer quando comandos específicos são atendidos - como ao apertar o acelerador - e então é programado para saber quais são as leituras aceitáveis ​​em resposta.

Quando algo não está funcionando corretamente, ele dispara um aviso para o motorista por meio de uma luz de verificação do motor. Não, não é um componente fácil de entender e, a menos que você tenha o software proprietário, também não é um componente que você vai consertar.

Localização PCM

O PCM está mais frequentemente localizado no compartimento do motor perto da caixa de fusíveis ou dentro do carro perto da caixa de fusíveis. Muitas vezes, ele também pode ser localizado sob o para-brisa dianteiro, atrás de algumas tampas.

Existem alguns locais diferentes onde o fabricante pode colocar o PCM do seu veículo, mas o local mais comum é no compartimento do motor. O PCM não se parece com nada de especial, apenas uma caixa de metal com alguns fios saindo dela.

Se o PCM do seu veículo não estiver no compartimento do motor, pode estar dentro do compartimento do passageiro. Embora este local não seja tão comum se estiver lá, normalmente é sob o painel do lado do passageiro - atrás de todas as coberturas de plástico.

No caso ultra-raro de seu PCM não estar em nenhum desses locais, ele pode estar no porta-malas do seu veículo. Isso não é tão comum, já que todos os fios do motor terão que passar pela parte traseira do veículo para se comunicar com o PCM.

Custo de substituição de PCM

O PCM é um computador e os computadores não são baratos para substituir. É por isso que o custo médio de substituição de um PCM está entre US $ 800 e US $ 1.500.

Pior ainda, isso é quase tudo no custo do próprio PCM. A mão de obra normalmente fica entre US $ 75 e US $ 100. Mas se você acha que pode economizar US $ 100 e substituí-los sozinho, pense novamente.

Isso porque você precisa programar o PCM para o seu veículo específico e, a menos que tenha o software proprietário para fazer isso, você precisará levá-lo à concessionária.

A boa notícia é que a concessionária verá se não consegue reprogramar o PCM antes de substituí-lo. Se você tiver sorte, eles encontrarão uma atualização e a reprogramarão para você, o que geralmente custa apenas entre US $ 75 e US $ 150.