8 causas pelas quais seu carro não acelera

Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 3 Abril 2021
Data De Atualização: 14 Poderia 2024
Anonim
Bomba de combustível dá sinais de que irá pifar
Vídeo: Bomba de combustível dá sinais de que irá pifar

Contente

Problemas com a aceleração do carro nunca são um bom sinal, porque nos dizem que algo está errado com a mistura ar-combustível ou com a ignição.

Mas onde devo começar a localizar o problema se meu carro não acelera? Você pode perguntar. Neste artigo, veremos os motivos mais comuns pelos quais seu carro não acelera.

8 causas do carro não acelera

  1. Sensor de fluxo de ar em massa sujo ou danificado
  2. Filtro de combustível entupido
  3. Filtro de ar entupido
  4. Corpo do acelerador com defeito
  5. Problemas de ignição
  6. Bomba de combustível com defeito
  7. Sincronização da árvore de cames defeituosa
  8. Modo Limp

Aqui está uma lista mais detalhada das 8 causas mais comuns pelas quais seu carro não acelera:

Sensor de fluxo de ar em massa sujo ou danificado

A causa mais comum de um carro que não acelera é uma mistura pobre de ar e combustível. O sensor de fluxo de ar de massa mede o ar que entra no motor e a unidade de controle do motor calcula quanto combustível deve ser injetado no motor.


Normalmente, este sensor fica sujo se você tiver um filtro de ar aberto ou não trocar o filtro de ar por um tempo.

Se este sensor MAF ficar sujo ou danificado, medirá muito pouco ar entrando no motor e, portanto, você poderá ter problemas com uma mistura pobre.

Freqüentemente, você pode limpar o sensor MAF para torná-lo funcional novamente. Remova o sensor e limpe-o cuidadosamente com um limpador elétrico.

Você pode aprender mais sobre os sintomas do sensor MAF defeituosos aqui: sintomas do sensor MAF defeituosos

Filtro de combustível entupido

O filtro de combustível é instalado após a bomba de combustível, garantindo que nenhuma sujeira entre no sistema de combustível e destrua peças como os injetores de combustível.

Se você não substitui o filtro de combustível há algum tempo, o filtro pode restringir o fluxo de combustível e criar baixa pressão de combustível. A baixa pressão do combustível causará uma mistura pobre no motor, o que causa problemas de aceleração.


O filtro de combustível costuma ser fácil e barato de substituir, então, se você não o faz há algum tempo, é definitivamente hora de substituí-lo.

Filtro de ar entupido

O filtro de ar garante que nenhuma sujeira ou outras partículas entrem no motor e destruam as peças e sensores sensíveis. O filtro de ar deve ser substituído após um cronograma, que depende do modelo do seu carro e motor.

O motor precisa de ar para respirar e, se o filtro de ar estiver muito entupido para restringir o fluxo de ar, ele pode sufocar o motor, de modo que não será capaz de acelerar acima de uma velocidade específica.

Válvula do corpo do acelerador com falha

Quando você pressiona o pedal do acelerador, uma aba se abre para permitir que mais ar entre no motor. Isso é chamado de corpo do acelerador.


Se houver algum problema com a válvula do corpo do acelerador, você poderá ter potência limitada porque a válvula pode não abrir totalmente.

Se houver qualquer problema com o corpo do acelerador, muitas vezes acenderá a luz de verificação do motor.

Problemas de ignição

Não é apenas a mistura ar-combustível que pode atrapalhar sua aceleração. Para ter um motor potente, também precisamos de uma boa faísca. Se houver problemas com peças do sistema de ignição, como velas ou bobinas de ignição, pode haver um problema com a aceleração.

Quando você tiver qualquer problema com a ignição, pode notar que houve falha na ignição. Se você perceber que o som do seu carro está ligeiramente diferente e tem uma aceleração muito brusca, isso pode ser causado por falhas de ignição.

As falhas de ignição ocorrem quando a ignição falha e o combustível não sai do sistema de escapamento. As falhas de ignição são frequentemente causadas por velas de ignição ou bobinas de ignição ruins.

Você também pode verificar o ponto de ignição se for ajustável manualmente no modelo do seu carro. O atraso na ignição pode fazer com que seu carro fique muito fraco.

Bomba de combustível defeituosa

A bomba de combustível está fornecendo combustível para o motor. A bomba de combustível aumenta a pressão no trilho de combustível quando o motor está funcionando para garantir que sempre haja combustível lá se o motor precisar.

Se a bomba de combustível ficar ruim, isso pode causar baixa pressão de combustível, o que, portanto, causará uma perda na aceleração. Se você tiver algum código de problema armazenado na unidade de controle do motor sobre baixa pressão de combustível, pode ser uma bomba de combustível com defeito.

Sincronização da árvore de cames com defeito

Alguém substituiu a correia dentada ou a corrente do seu carro recentemente e o carro ficou lento depois disso? Se alguém estiver instalando a correia dentada ou a corrente incorretamente, ou se acontecer por acidente, seu carro ficará muito lento e sem potência.

Se a correia dentada saltou sem motivo, você precisa investigar o problema o mais rápido possível, porque uma correia dentada ou corrente com defeito pode causar a destruição de todo o motor.

Modo Limp

O modo flexível ocorre quando a unidade de controle do motor reconhece um parâmetro muito errado de qualquer sensor. Isso geralmente pode ser causado por overboost pelo turbo ou similar.

O modo frouxo muitas vezes restringe as RPMs e a potência do motor. Se você tiver uma transmissão automática, ela também pode fazer com que a transmissão não passe da 3ª marcha.

O modo mole é uma causa muito comum de porque seu carro não acelera, e se você notar esse sintoma junto com uma luz de verificação do motor, é definitivamente hora de verificar os códigos de problema.

Você pode ler mais sobre o modo flexível aqui: Causas e sintomas do modo flexível

Como diagnosticar um carro que não acelera?

Diagnosticar um carro que não acelera é muito fácil se você tiver as ferramentas e experiência. Aqui está como um profissional diagnosticaria esse problema. Você pode precisar de algumas ferramentas especiais para seguir este guia, no entanto.

  1. Conecte um scanner OBD2 e verifique se há códigos de problemas e códigos de problemas relacionados. Continue a solução de problemas com os códigos de problemas que você encontrará. Temos muitos artigos sobre um diagnóstico de códigos de problemas específicos em nosso site. Se você não encontrou nenhum código de problema, pode continuar:
  2. Verifique os dados ao vivo na ferramenta de diagnóstico enquanto outra pessoa está acelerando o carro. Procure a pressão do turbo e o fluxo de ar ao acelerar. Verifique todos os outros valores e continue a solução de problemas do sensor defeituoso se encontrar algum valor estranho.
  3. Verifique o sensor de fluxo de ar MAF e limpe-o com um limpador elétrico.
  4. Verifique o filtro de ar e substitua-o se estiver sujo.
  5. Verifique a pressão do combustível com um medidor de pressão do combustível. Verifique e substitua o filtro de combustível ou a bomba de combustível se a pressão estiver muito baixa.
  6. Verifique se há vazamentos com uma máquina de fumaça EVAP. Verifique o funcionamento da válvula PCV. Repare quaisquer vazamentos e tente novamente.
  7. Verifique as condições das velas de ignição e bobinas de ignição. Substitua se estiver com defeito ou em mau estado.
  8. Verifique o sincronismo da árvore de cames. Substitua ou corrija a sincronização se estiver com defeito.